Baidu, gigante da internet, compra controle
do Peixe Urbano

Principal empresa de internet da China e segundo maior serviço global de buscas na web, Baidu intensifica sua expansão internacional e adquire o controle de uma das maiores marcas da internet brasileira

Baidu, gigante da internet, compra  controle do Peixe Urbano

São Paulo, 9 de Outubro de 2014 – O Baidu Inc. (NSDQ: BIDU), segundo maior serviço global de buscas na web e uma das dez maiores empresas de internet do mundo, com mais de setecentos milhões de usuários e valor de mercado de cerca de 180 bilhões de reais, comprou o controle do Peixe Urbano, maior empresa brasileira de e-commerce local. O acordo, de valor não revelado, representa uma das mais importantes aquisições no mercado nacional de internet e tecnologia. Ao se tornar o principal acionista do Peixe Urbano, o Baidu trará acesso à capital e expertise tecnológico para a empresa brasileira, mantendo intacta a atual equipe à frente das operações, a fim de consolidar o Peixe Urbano como líder no segmento de O2O (online-to-offline) no Brasil e uma das principais empresas de internet do país.

“A expansão internacional é uma prioridade para o Baidu e, como parte dessa estratégia, o Brasil é um mercado-chave, onde mais de 50 milhões de pessoas já utilizam os nossos serviços todos os dias. A aquisição do Peixe Urbano, uma das empresas mais conhecidas e respeitadas da internet brasileira, demonstra o nosso comprometimento em investir no desenvolvimento do mercado local a longo prazo,” afirma Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu.

O Baidu iniciou operações no Brasil em novembro de 2013 e, em julho deste ano, durante a visita do presidente chinês Xi Jinping e do presidente-executivo e fundador do Baidu, Robin Li, ao país, a companhia anunciou o lançamento de seu buscador em língua portuguesa. Na mesma oportunidade, o Baidu se comprometeu em investir mais de R$ 120 milhões no mercado brasileiro nos próximos três anos. Além de colaborar com programas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, como o Ciência Sem Fronteiras, a empresa implantará um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de classe mundial no país – o sétimo da companhia, que já mantém centros de pesquisa na China (Beijing, Shangai e Shenzhen), no Vale do Silício (Estados Unidos), em Cingapura e no Japão e mantém mais de 25 mil engenheiros em seu quadro de colaboradores.

O Baidu estima ter seus produtos altamente reconhecidos e utilizados pela metade da população do mundo até 2019, sendo o Brasil um mercado prioritário para a companhia.

“A entrada de uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo como nosso sócio é um enorme reconhecimento, fruto de tudo o que construímos no Brasil ao longo dos últimos 4 anos e meio, impactando positivamente o negócio de dezenas de milhares de estabelecimentos e a vida de milhões de consumidores em todo o país,” diz Julio Vasconcellos, cofundador e CEO do Peixe Urbano. “Estamos animados com as perspectivas para o futuro, sabendo que o Baidu está totalmente comprometido em aportar não apenas capital, mas também tecnologia de ponta para fazer crescer e consolidar a posição de liderança do Peixe Urbano no mercado,” afirma Vasconcellos.

Ao longo dos últimos anos, o Peixe Urbano vem evoluindo progressivamente o seu modelo de negócios e hoje se posiciona como um enorme “Shopping de Ofertas”, que ajuda a conectar consumidores de todo o Brasil com estabelecimentos de diversos setores em áreas como gastronomia, estética, entretenimento, viagens e produtos, investindo em oferecer sempre maior praticidade para a experiência do usuário. Líder de qualidade em seu setor, sendo a única empresa do segmento a ter recebido os mais altos reconhecimentos de sites de avaliação pelo consumidor, o Peixe Urbano tem dado largos passos em relação à implantação de tecnologia móvel, serviços com base em localização, busca e personalização. O Baidu é uma das empresas líderes nessas áreas em nível mundial, tornando ainda mais evidente a grande sinergia que existe entre ambas as empresas e as excelentes perspectivas que esta aquisição traz para a internet brasileira.

Além de aportar investimento financeiro e conhecimento técnico, o Baidu trará também para dentro do Peixe Urbano toda a sua experiência no segmento de ofertas, sendo dona de uma das companhias líderes deste setor na China e uma das principais no mundo. Como um dos maiores players da internet chinesa, onde 80% da população online acessa a web por meio de smartphones, o Baidu irá impulsionar os esforços do Peixe Urbano em fortalecer sua liderança no segmento de O2O no Brasil, conectando cada vez mais consumidores a serviços locais por meio da web e, especialmente, da internet móvel.

“O investimento no Peixe Urbano permitirá ao Baidu acelerar seu crescimento na internet brasileira e desenvolver com maior velocidade parcerias com fornecedores de serviços que resultem em recursos avançados para nosso buscador em língua portuguesa. Esta aquisição também transmite uma mensagem clara do comprometimento e visão de longo prazo do Baidu com o mercado local”, afirma Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu.

O Peixe Urbano continuará funcionando como uma entidade própria só que dentro do ecossistema do Baidu, não havendo qualquer previsão de mudanças em sua marca, no serviço prestado aos seus usuários e parceiros ou em sua equipe, a não ser a incorporação de novos recursos para fortalecer a empresa e torná-la líder absoluto no e-commerce local brasileiro.

###

Sobre o Baidu

Baidu Inc. é o principal provedor de pesquisas na internet em língua chinesa e o segundo maior serviço global de buscas do mundo. Fundado em 2000, além de atender usuários individuais que navegam pela internet, o Baidu também oferece plataformas de publicidade digital e, desde 2005, tem suas ações listadas na NASDAQ Select Market sob o símbolo “BIDU”.

Sobre o Peixe Urbano

O Peixe Urbano é a primeira e maior empresa brasileira de comércio eletrônico local. O site ajuda seus mais de 20 milhões de usuários a explorarem o que há de melhor em cada cidade, auxiliando as empresas locais a desenvolverem os seus negócios. Fundado no Brasil no início de 2010, o Peixe Urbano foi a primeira empresa latino-americana a ser eleita a “Melhor Startup Internacional do Ano” pelo Crunchies Awards, principal premiação dos Estados Unidos para startups da área de Internet e tecnologia.

###

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Assessoria de imprensa do Baidu:

Ideal – The Reputation Agency
Melissa de Castro
+55 (11) 4873-7955
melissa.castro@agenciaideal.com.br
Juliana Monteiro
+55 (11) 4873-7944
juliana.monteiro@agenciaideal.com.br

Assessoria de imprensa do Peixe Urbano:

Seven Public Relations
Marcelo Volpato (marcelo@sevenpr.com.br)
Patricia Hidaka (patricia@sevenpr.com.br)
Jéssi Kovatch (jessi@sevenpr.com.br)
Tel: (11) 2344-9100 / 2344-9141

 


English Version