Black Friday: como avaliar o que vale a pena

Além dos descontos: para gastar menos, é necessário criar listas, pesquisar e saber as facilidades oferecidas pelos estabelecimentos

Com a proximidade da Black Friday (29/11), muitas pessoas ficam apreensivas com as pegadinhas de falsos descontos e fraudes que ocorrem neste período. Outras saem comprando de forma impulsiva produtos ou serviços que, na verdade, nem precisavam. Para ajudar os consumidores, a equipe do  Peixe Urbano, maior plataforma de ofertas locais do Brasil, selecionou algumas dicas sobre o que vale ou não a pena:

Quanto você pode gastar

Para não perder a linha, a ideia é separar o valor que pretende gastar no dia e tentar se ater a ele. Caso você seja um consumidor do tipo mais impulsivo, vale contar com uma margem a mais do que foi previsto, para não levar um susto na fatura do mês seguinte.

Você realmente precisa disso?

É uma pergunta batida, mas ainda bastante válida para quando a tentação chegar. O conceito de querer e precisar é muito relativo, e vai mais de acordo com o quanto a pessoa pode gastar e o que ela considera prioridade, do que qualquer outra coisa. Por isso, antes de começar a conferir as promoções, a sugestão é criar uma listinha com o que realmente você precisa e manter o foco.

Facilidades

Ao comprar um produto ou serviço, é necessário prestar atenção em alguns pontos: o valor e tempo de entrega, se for um produto; o endereço do estabelecimento, se for um serviço, por exemplo. Analisar as formas de pagamento e outros benefícios também é uma boa dica.

Segurança

Além de estar com o computador e antivírus atualizado, pesquisas como comparação de preços entre sites, entre os meses do ano e produtos e serviços semelhantes são sempre recomendadas. Além disso, é interessante procurar se há reclamações anteriores, se foram resolvidas, as avaliações de outros usuários, há quanto tempo o portal existe e outros aspectos que formam a reputação de quem está vendendo. O Peixe Urbano, por exemplo, possui o selo de reputação RA1000, do  ReclameAQUI, significando um excelente índice de atendimento.

Confira as ofertas do Peixe Urbano e acompanhe as novidades do blog.

Contato: imprensa@peixeurbano.com