Destinos que foram cenário de filmes famosos

De Foz do Iguaçu a Nova York: cidades que foram palco para lutas, aventuras e romances

Na hora de determinar o destino de uma viagem, pontos turísticos, prédios e paisagens costumam ser características importantes. Um dica para os amantes da sétima arte é conhecer os lugares onde foram gravados as cenas mais marcantes dos filmes preferidos. 

Fãs de quadrinho, por exemplo, podem conhecer os cenários de Nova York, Estados Unidos, onde os “Vingadores” lutaram pela humanidade. Já os mais românticos podem experimentar o Café dês 2 Moulins de “O Fabuloso destino de Amélie Poulain”, em Paris. Confira a lista do Peixe Urbano com opções para todos os tipos de cinéfilos:

Foz do Iguaçu (Pantera Negra e Indiana Jones)

Primeiro filme de herói que ganhou o Oscar, Pantera Negra estreou em fevereiro de 2018, com lutas épicas e bastante representatividade da cultura africana. As Cataratas do Iguaçu aparecem em dois momentos: durante a reunião do conselho tribal e na proclamação de T’Challa, o Pantera Negra, como rei de Wakanda.

Em 2008, foi lançado “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, último longa da saga do aventureiro vivido por Harrison Ford, também estrelado por Cate Blanchett e Shia LaBeouf. Tanto o Parque Nacional do Iguaçu quanto as Cataratas do lado argentino foram cenário para o clássico.

Quem lembra da cena clássica de um guarda-parque descendo dentro de um barril? Em 2017, ela ganhou vida nas cataratas brasileiras em ‘Pica-Pau: o Filme’, um longa sobre um dos personagens mais marcantes das décadas de 80 e 90.

Rio de Janeiro (Velozes e Furiosos e Crepúsculo: Amanhecer parte um)
As ruas cariocas já foram paisagem de muitas produções: “Rio”, animação que conta a história da Arara-azul Blue pela cidade; “Tropa de Elite”, longa nacional que acompanha o capitão da força especial da Polícia Militar; e vários episódios da série policial “CSI: Miami”, são alguns exemplos.

Os dois longas mais famosos que tiveram passagens pelo município são: o quinto da saga de “Velozes e Furiosos”, conhecido por “Operação Rio”, e o penúltimo da saga “Crepúsculo”, chamado de “Amanhecer Parte Um”. No primeiro, as avenidas são palco de várias cenas de perseguição. Já no segundo, as praias são cenário para a lua de mel de Bella ( Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson).

Londres (Harry Potter – Oxford)

A capital britânica também abriga grandes nomes, como as várias versões de “Sherlock Holmes”, “Orgulho e Preconceito”, “Peter Pan”, “007” e muitos outros. Apesar de tantos clássicos, os locais mais buscados são relacionados a Harry Potter. A trama do bruxinho leva fãs de todo o mundo à cidade, em busca de pontos como o London King’s Cross, onde fica a “Plataforma 9 ¾”. 

O município de Oxford, cerca de uma hora e quarenta minutos de Londres, é onde fica a faculdade de Christchurch. Lá, foram gravadas várias cenas de Hogwarts, escola da saga de J. K. Rolling.

Paris (O Fabuloso destino de Amélie Poulain e Moulin Rouge)

Não é surpresa que a maioria dos filmes ambientados na cidade da Luz são românticos. “Meia Noite em Paris”, “Paris, Te amo” e “O Corcunda de Notre Dame” são alguns deles. Em “O Fabuloso destino de Amélie Poulain”, a protagonista frequenta a cafeteria Café dês 2 Moulins, que se tornou um importante ponto turístico do bairro Montmartre.

Outra atração bastante conhecida na capital é o próprio cabaré Moulin Rouge, palco e inspiração do musical que leva o mesmo nome. Localizado em Boulevard de Clichy, ao sul da Butte Montmartre, nos limites do bairro de Pigale. A região é famosa por ter noites agitadas.

Nova York (Marvel)

A cidade é onde acontecem os filmes do Universo Cinematográfico Marvel. Os exemplos mais marcantes são a fictícia Torre Stark, que fica em Manhattan, e o bairro Queens, que é protegido pelo Homem Aranha. A invasão de Loki e o exército alienígena do primeiro “Vingadores” destroem uma boa parte do município, para onde eles voltam no último filme heróis, “Vingadores: Ultimato”.

Alguns fãs da Marvel facilitaram a vida de quem quer ver de perto os locais descritos nas HQs. O Atlas Project usa a base do Google Maps, criando um mapa que indica onde fica cada um dos endereços mais importantes dos quadrinhos pelo mundo inteiro,  principalmente na cidade de Nova York.

Aproveite essas e outras ofertas de viagens do Peixe Urbano e acompanhe também as novidades do blog.

Contato: imprensa@peixe.urbano.com