Curiosidades sobre o vinho para deixar você ainda mais fascinado por essa bebida

Seja branco, tinto ou rosé, o vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. Além disso, é capaz de unir pessoas em diversas ocasiões, de encontros de trabalho a happy hours. E para que você se apaixone ainda mais e vire um expert no assunto, a equipe do Peixe Urbano decidiu compartilhar algumas curiosidades sobre esse líquido dos deuses. Confira!

Saúde

Na Grécia Antiga era preciso que o anfitrião da casa tomasse o primeiro gole de vinho para provar a todos que a bebida não estava envenenada. É mole?! Foi por isso que surgiu a expressão “saúde”, muito comum na hora de brindar.

Cores

A cor avermelhada presente no vinho tinto ocorre devido à extração de pigmentos na casca da uva. O vinho branco, por sua vez, é fermentado sem a casca e, por isso, a ausência de cor. Já o vinho rosé pode ser produzido de duas formas: pela cuidadosa mistura de vinho tinto com vinho branco ou por uma maceração das uvas pretas no mosto.

Adeus, cozinha!

Sabia que o pior local para guardar o vinho é na cozinha? Isso mesmo, ela é o lugar da casa como maior variação de temperatura, o que pode interferir no sabor. Para a conservação da bebida, é importante mantê-la em um ambiente mais fresco, escuro e ligeiramente úmido.  

Olhar, cheirar e amar

A análise de um vinho passa por três importantes etapas: visual, olfativa e gustativa. Ou seja, você vê, cheira e depois, é claro, saboreia. Na primeira é importante que o local esteja iluminado e que tenha um fundo branco, para observar melhor a coloração do líquido.

A segunda fica por conta da identificação dos principais aromas, que podem ser divididos da seguinte maneira: primários (geralmente de frutas, flores e ervas), secundários (da ação de leveduras e bactérias) e terciários (de especiarias, couro ou frutos secos). Por último vem o processo gustativo, que compreende na identificação dos aspectos de sabor como acidez, doçura, álcool, taninos, corpo, final de boca e qualidade geral da bebida.

Toque de mágica

O vinho tem o poder de limpar as papilas gustativas da boca. Assim, quando você for comer novamente, vai sentir o prazer que aquela comida te proporciona como se fosse a primeira garfada.

Ô, sorte!

Estudos científicos em evolução indicam que beber vinho diminui o risco de ataque cardíaco, de Alzheimer e de derrame. Ou seja, beber vinho com moderação é uma excelente forma de prevenção a várias doenças. Não é uma maravilha?
Então, que tal aproveitar um pouco mais do que essa bebida tem a oferecer? A partir de R$ 24,30, você encontra várias opções de vinhos no Peixe Urbano. Confira!

Aproveite e acompanhe também as novidades do blog!

Contato: imprensa@peixeurbano.com