Oktoberfest: recordes de cerveja para se inspirar

Festival tradicional alemão tem festas em São Paulo, Blumenau e Munique

Outubro é o mesmo do Oktoberfest, maior festa folclórica do mundo, com shows, gastronomia típica e regado a muita cerveja. Por isso, o calendário do cervejeiro está movimentado neste fim de setembro, com as várias versões da celebração.

Para homenagear e inspirar os amantes da bebida, a equipe do Peixe Urbano listou 10 recordes de cerveja registrados no Guinness Book. Vale ressaltar que o livro não apresenta nada relacionado ao consumo de bebida alcoólica desde 1991, para não incentivar a competição e o consumo exagerado.

Maior quantidade de canecas de chope carregadas por 40 metros

Oliver Struempfel entrou para o livro dos recordes ao carregar 25 canecas de uma vez, em 2014. Recentemente, ele quebrou o próprio recorde pela 4ª vez consecutiva, com 29 canecas (o Guinness Book está aguardando o envio de evidências para computar o novo recorde).

Maior coleção de garrafas

O americano Ron Werner é dono da maior coleção registrada, com 25.866 garrafas de cerveja acumuladas desde que ele tinha 14 anos. O recorde foi apontado em 2012, o que significa que a coleção deve estar bem maior.

Maior coleção de rótulos

Esse recorde pertence ao alemão Hendrik Thomann, com 548.567 rótulos, registrado em 2012 (sendo 173.324 de cervejas alemãs e 375.243 do resto do mundo).

Cerveja mais forte já vendida

A empresa escocesa BrewDog criou a “The End of History” (O Fim da História), com 55% de teor alcoólico. As garrafas foram vendidas pelo singelo valor de 500 a 700 libras.

Maior festival virtual

Se não for possível ir às festas pessoalmente, há a possibilidade de dar uma espiada no Brewfest, festival anual de cervejas celebrado virtualmente no videogame World of Warcraft. O evento acontece no mesmo período da Oktoberfest, com missões, recompensas e degustação virtual para os jogadores.

Maior consumo de cerveja per capita

O país que registrou maior venda de cerveja por habitante é a República Tcheca, com 144,8 litros por pessoa, em 2011. Diz a lenda que é possível encontrar a famosa bebida por um preço mais barato que água por lá, o que justifica o recorde.

Maior quantidade de copos enchidos em uma hora

O recorde é do alemão Achim Gratias em 2006, que encheu 1.437 copos de cerveja no intervalo de uma hora.

Maior copo de cerveja

Medindo 2,23m de altura, com 1,12m de diâmetro e capacidade para 2.082 litros de cerveja, o copo foi produzido no Reino Unido em 2014, pela empresa Stod Fold Brewing Company.

Oktoberfest 2019

Em São Paulo, a Oktoberfest começou dia 20 de setembro e vai até 6 de outubro. Já em Blumenau, o evento chega à sua 36ª edição com o título de maior festa alemã no Brasil e a segunda maior do mundo, recebendo visitantes de todo o país, entre os dias 9 e 27 de outubro. Já em Munique, berço da tradição alemã, a 186ª edição do evento começou em 21 de setembro e também vai até 6 de outubro. Para quem quer aproveitar a festa, a dica é buscar os ingressos mais baratos pelo Peixe Urbano!

Aproveite e acompanhe também as novidades do blog

Contato: imprensa@peixeurbano.com