Peixe Urbano lança Sonar em Belo Horizonte para levar e-commerce local para a palma da mão

Inovação permite que usuário encontre restaurantes ao seu redor, compre ofertas em alguns segundos e aproveite os descontos na mesma hora simplesmente ao mostrar o cupom na tela de seu celular

Belo Horizonte, agosto 2014 – Imagine um Peixe Urbano que lhe mostra os melhores restaurantes ao seu redor, com um toque no celular. Imagine visualizar esses restaurantes e suas ofertas no mapa, poder adquirir o cupom na mesma hora e depois simplesmente caminhar alguns passos até o estabelecimento para já aproveitar o seu desconto, sem precisar imprimir nem mostrar papel algum. Esta é a visão do Peixe Urbano e já é realidade em Belo Horizonte.

A partir desta semana, o usuário do Peixe Urbano que acessar o aplicativo mobile da empresa em Belo Horizonte já pode visualizar dezenas de ofertas de bares e restaurantes, localizados a alguns passos de onde ele estiver – todas disponíveis para compra e uso imediato a partir do celular. A novidade foi batizada de Sonar, nome que remete ao aparelho que utiliza ultrassons para identificar e localizar objetos mergulhados na água. Neste caso, o objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem excelentes opções gastronômicas pela cidade por meio de seus dispositivos móveis.

“O Peixe Urbano já vem trabalhando em inovações como o uso da geolocalização para recomendar ofertas próximas, a possibilidade de comprar e usar ofertas imediatamente e a transição de cupom impresso para cupom digital há algum tempo. Porém, esse tipo de mudança requer a quebra de paradigmas e a mudança de hábito de usuários e parceiros e, portanto tem sido gradual. A ideia por trás do Sonar foi acelerar todo este processo, tornando essa maneira mais prática e conveniente de explorar a cidade já uma realidade, onde tudo é feito em tempo real e na palma da mão”, explica Julio Vasconcellos, Co-fundador e CEO do Peixe Urbano.

Belo Horizonte foi a cidade escolhida como berço para o Sonar, principalmente devido a sua rica cena de gastronomia, a alta penetração de mobile e a boa receptividade dos mineiros a novas ideias e tecnologias. Entre os restaurantes que já aderiram ao novo modelo estão desde grandes grupos nacionais, como Domino’s Pizza e Koni Store, aos mais badalados de BH, como L’Entrecôte, Na Mata Café, Atlântico, Pastelaria Marília de Dirceu, Butekim Gonzaga, Ni Hao, Maria das Tranças, Raja Grill, Arantes, Più Pizza & Birra, Bar Ideal, Oak, A Pão de Queijaria e Bar do Lopes – muitos deles localizados nos bairros de Lourdes, Savassi e arredores, proporcionando diversas opções para quem estiver com fome (ou sede!) e tiver um celular na mão.

Para os estabelecimentos, uma das principais vantagens do Sonar é a possibilidade de atrair e fidelizar consumidores que estão fisicamente próximos, podendo inclusive fazer ofertas-relâmpago com notificações push via celular. Além disso, haverá mais agilidade e precisão na hora de validar os cupons, pois o processo foi simplificado e pode ser feito diretamente pelo dispositivo móvel com apenas alguns toques, sendo 100% livre de fraudes. Outro benefício que o Sonar traz é a oportunidade do usuário avaliar a experiência e compartilhar com seus amigos logo após o uso do cupom, incentivando todos aqueles que estiverem por perto a experimentarem também.

Para os usuários de Belo Horizonte, outra novidade é que eles poderão pedir o cancelamento de qualquer cupom do Sonar, a qualquer momento e por qualquer motivo, diretamente pelo aplicativo, sem precisar entrar em contato com a área de atendimento. “A ideia é tornar a experiência do usuário a melhor possível,” explica Vasconcellos. Ao fazer o pedido de cancelamento, o status do cupom já muda para “cancelado” e o valor da compra é reembolsado em créditos do Peixe Urbano diretamente na conta do usuário em até 48h, após verificação de que o cupom não foi utilizado.

“Acreditamos que o mobile é o futuro do e-commerce local. Hoje os acessos ao Peixe Urbano via celular já se aproximam de 50%. Além disso, vimos a nossa participação de vendas por smartphones mais que triplicar durante o último ano e a expectativa é que estes números continuem crescendo exponencialmente, como tem ocorrido em países como Estados Unidos e China”, diz Vasconcellos.

A aposta do Peixe Urbano está em linha com dados recém-divulgados pelo último relatório sobre tendências da internet, elaborado por Mary Meeker, que indica o Brasil como o terceiro maior mercado do mundo em quantidade de usuários de smartphones, tendo crescido à taxa de 38% em 2013. Com o crescente número de smartphones no mercado, o percentual de brasileiros que acessa a internet pelo celular também vem crescendo rapidamente, tendo ultrapassado os 30% da população do país em 2013, de acordo com o CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), mais que o dobro do percentual em 2011.

“Embora o percentual de acessos à internet via mobile no Brasil ainda esteja muito aquém dos impressionantes 80% na China, se o Brasil mantiver as atuais taxas de crescimento, não demorará muito até nos aproximarmos da realidade chinesa, onde quase tudo é feito pelo celular. Isso já está começando a acontecer aqui no Brasil e queremos ser catalisadores desse movimento no e-commerce local”, diz Julio.

Durante os próximos meses, o Peixe Urbano investirá em campanhas de marketing, incluindo rádio, TV e outdoor, para divulgar o Sonar em Belo Horizonte e acompanhará de perto os resultados da iniciativa. A intenção é aprender, melhorar e continuar expandindo essas mudanças para o resto do Brasil, gerando cada vez mais interatividade entre usuários e parceiros da empresa e uma melhor experiência para todos.

Para mais informações: entre em contato com a nossa assessoria de imprensa via imprensa@peixeurbano.com

sonar-no-site -dimensao web