Volta ao mundo gastronômico: 5 pratos de países diferentes

Experimente sabores de vários lugares mundo afora sem sair da cidade

O Brasil é conhecido como um dos maiores polos gastronômicos mundiais, com uma variedade e qualidade de receitas incomparáveis. Aqui é possível encontrar restaurantes de várias origens, desde as mais tradicionais até aquelas com o famoso “toque brasileiro”. Para quem gosta de experimentar novas culturas e sabores, o Peixe Urbano selecionou uma volta ao mundo sem sair da cidade, com uma culinária diferente para cada país.

Suíça – Fondue

Apesar de ter sido criado no alpes suíços, o fondue foi disseminado por um chef norte-americano especializado na culinária do país. A tradicional receita de inverno conta com opções de queijo com pão, de carne, de chocolate com frutas, entre outros doces. 

México – Tacos

Inventado pelos astecas, o quitute é conhecido por ser uma das receitas mais famosas do México, sendo consumido como acompanhamento de praticamente tudo. Na maioria dos restaurantes brasileiros, a tortilla de milho é servida da mesma forma que o pão em um sanduíche, com bastante recheio, também uma inspiração da cultura mexicana.

Japão – Sushi

Bastante popular entre os brasileiros, o sushi é apresentado em porções de peixe com arroz envolto de nori – folha de alga japonesa. Os formatos são diversos, desde as tradicionais rodelas até o famoso temaki, que parece um cone. No Brasil, os restaurantes servem bastante no formato de rodízio, além de criarem versões próprias, como o hot roll, que só é encontrado aqui.

Itália – Massa

Na Itália, há mais de 450 formas de massa e 400 tipos de queijo. São variações infinitas do prato. Não é à toa que a massa italiana ficou tão popular mundo afora. Aqui no Brasil é fácil encontrar os tipos spaguetti, gravatinha, penne, lasanha, canelloni, entre outras delícias vindas de lá. 

Síria – Esfiha

Originária da culinária sírio-libanesa, a esfiha também é popular em outros países próximos, como Jordânia, Israel e Iraque. Inicialmente, a massa era a mesma do pão, passando por transformações ao longo do tempo. A primeira versão é a de massa aberta. No Brasil, a iguaria é facilmente encontrada em pizzarias e restaurante árabes. 

Aproveite essas e outras opções no site do Peixe Urbano e confira também as novidades do blog

Contato: imprensa@peixeurbano.com